Veja a seguir os tópicos relacionados ao UniCAD Parametric:

 
Descrição do Sistema
Dimensionamento e Troca de Informações com outros CADs
Simulação de Movimento
Link com Sistemas CAM
Geração de Lista de Materiais
Módulo 3D
Módulo de Visualização UniVIS
Integração com Sistema de Gestão Empresarial
Resumo das Principais Características
Requisitos Mínimos do Sistema
Comparação entre o UniCAD e o AutoCAD

Descrição do Sistema

                         O UniCAD é um sistema CAD paramétrico idealizado para facilitar o trabalho dos engenheiros e projetistas envolvidos com projetos de todos os níveis de complexidade, com ferramentas poderosas para aumentar a produtividade e solucionar os mais diversos problemas de detalhamento, parametrização, simulação de movimento, teste de colisão, geração automática de lista de materiais, etc.
                         Pertence à categoria de sistemas CAD's especialistas pois possui diversas ferramentas específicas ao projeto de desenho mecânico, o que o qualifica como um CAD mecânico (MCAD) em contraposição aos CAD’s genéricos.
                           Isso não implica que o UniCAD Parametric não possa ser utilizado em outras aplicações, como de fato tem sido, com sucesso, em virtude de sua facilidade de uso e aprendizado, sua interface simples, clara e objetiva. A possibilidade de utilização de suas ferramentas especializadas o coloca em posição de vantagem, quando comparado aos sistemas genéricos.
                            O UniCAD Parametric oferece a possibilidade de parametrização sem necessidade de conhecimento de linguagens de programação. O núcleo do sistema já prevê variantes geométricas, condições lógicas, associação com tabelas, etc., de forma totalmente interativa, amigável e simples ao usuário. 
                            Portanto, não exige do usuário conhecimentos de linguagens de programação difíceis e complicadas. À medida que o desenho é elaborado, é automaticamente gerada uma lista de comandos (LogFile), que contém todo o histórico de criação do projeto. Através de ferramentas de informação geométrica, o projetista cria facilmente a ligação paramétrica entre a geometria e as variáveis, tabelas e condições lógicas associadas à uma família de peças. Isso representa uma enorme redução do tempo gasto para elaboração de um novo projeto ou ainda em modificações posteriores do mesmo, muitas vezes com um simples reprocessamento de uma tabela ligada ao desenho.
                            A figura abaixo mostra uma peça construída no modelo 2D e através do reprocessamento paramétrico são geradas novas variantes dimensionais do desenho, inclusive refletidas no modelo 3D.

 

 
                           
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                       O armazenamento dos elementos geométricos é realizada na ordem topológica de sua criação, que permite uma fácil associação dos elementos a serem criados com outros já existentes, numa forma consistente e interdependente. Essa forma de armazenamento permite undo infinito e uma menor necessidade de espaço de armazenamento de desenhos e as vezes até 30 vezes menor quando comparada a um sistema CAD convencional.
Topo

Dimensionamento e Troca de Informações com outros CAD's

                       O sistema permite um elevado número de configurações e opções de comandos para dimensionamento, inclusive obedecendo os padrões ANSI e DIN. Os textos normais e textos de cotas podem ser configurados para operarem com Fontes True Type, instaladas no sistema operacional. Isso abre um leque de centenas de tipos de textos possíveis de serem utilizados no desenho.
                          A comunicação com outros softwares gráficos pode ser realizada na Importação através de IGES, DWG, DXF e o formato padrão do UniCAD CADIN. Na Exportação, alem desses, podem ser gerado os seguintes formatos: HPGL, BMP e Windows Metafile (EMF e WMF), além de outros.

Topo

Simulação de Movimento

                          O módulo de Simulação de Movimento 2D/3D permite que um determinado mecanismo possa ser graficamente simulado. Dessa forma o mesmo pode ser testado com relação à ocorrência de colisão, tolerâncias de manufatura, etc., assim como verificado todas as condições gráficas durante o movimento cíclico.
                          Também permite que uma determinada geometria possa ser modificada parametricamente durante o movimento. Isso representa uma ferramenta extremamente poderosa para o engenheiro ou projetista, além do que as variáveis modificadas/alteradas no movimento podem realimentar o próximo ciclo de movimento, possibilitando uma simulação realística das condições testadas. No caso de simulação 3D a geometria pode ser visualizada de forma renderizada.

Topo

Link com Sistemas CAM

                          O UniCAD possui link CAD/CAM com os principais produtos CAM do mercado. A geometria gerada no CAD pode ser, com um simples click, convertida (pré-processada) em linguagem de alto nível de comando numérico e lida pelo sistema CAM. O usuário em seguida apenas adiciona as variáveis de dados tecnológicos de usinagem necessária ou utiliza a geometria lida para transformá-la em superfícies 3D processáveis pelo sistema.

Topo

Geração de Lista de Materiais

                           Pode-se associar informações à uma geometria ou uma determinada peça ser lida de uma biblioteca com uma família de atributos pré-definida, os quais definem sua especificação, tais como: norma, material, peso, etc. Esse conjunto de informações espalhadas de forma complexa em todo o desenho pode ser processada de forma a gerar uma informação gráfica textual em uma determinada posição do desenho. A forma mais comum desse tipo de informação são as listas de materiais, definidas logo acima das legendas nos formatos. O UniCAD permite também a geração automática de qualquer outro tipo informação em qualquer outra posição do desenho. Essas informações podem ser paramétricas e portanto automaticamente modificadas quando tabelas forem reprocessadas ou variáveis forem modificadas.
                           Essas informações podem ser geradas para um arquivo externo e posteriormente acessadas por outros aplicativos, tais como: Excell®, Access®,  etc. Se essas informações forem alteradas nesses aplicativos as mesmas podem ser automaticamente realimentadas para o desenho de origem, que passará a refletir o novo status de informação. Portanto, representando um fluxo de informação estanque e confiável.

Topo

Módulo 3D

                           No modelo 3D os contornos são os elementos base para a geração de primitivas através de extrusão, revolução e criação de perfis tubulares. São permitidas as operações geométricas padrões como: espelhamento, rotação, cópia, etc. de primitivas (elementos bases), peças (de bibliotecas), macros e grupos (layers). A visualização pode ser através de elemento aramado, linhas escondidas ou renderizada através de OpenGL. No modo de visualização por janelas, assim como no modelo 2D, todas estão ativas e trabalharem com diferentes modos de visualização. Uma determinada vista 3D pode ser planificada para o modelo 2D, para posterior detalhamento.

Topo

Módulo de Visualização UniVIS

                             O UniVIS é um módulo desprotegido, e pode ser livremente copiado para qualquer máquina sem necessidade de autorização prévia. Ele permite a visualização, inserção de textos e plotagem (estas duas últimas mediante configuração apropriada no módulo principal) em estações que não possuem o UniCAD, tais como terminais de chão de fábrica, na engenharia de produto, nos setores responsáveis pela verificação e aprovação do projeto, ou ainda na sala de plotagem, quando esta for separada da área de projeto. Estas estações, quando interligadas por rede, permitem o rápido e fácil intercâmbio de desenhos, trazendo enormes vantagens operacionais.
                             Outra possibilidade aberta pelo UniVIS é o envio de desenhos para apreciação de clientes ou consulta de fornecedores, uma vez que se pode visualizá-los em zoom, inserir comentários, obter informações de distância, comprimento, ângulo, etc. Alem de permitir processamento e verificação de desenhos paramétricos.

Topo

Integração com o Sistema de Gestão Empresarial SAP via KeyFile

                               Através do Módulo de Visualização UniVIS o usuário pode visualizar, retirar informações, imprimir e inserir comentários em desenhos em qualquer ponto da fábrica, ou externamente à ela, totalmente integrado com o SAP.

Topo

Resumo das Principais Características

Topo

Requisitos Mínimos do sistema

Topo

Comparativo entre o UniCAD e o AutoCAD  

 

Descrição
UniCAD
AutoCAD®
CAD Especialista
X CAD Genérico
* Sistema Especialista, voltado para área de projetos mecânicos.
* Sistema genérico, possui muitos recursos genéricos, porém não consegue atender com bom desempenho todas áreas.
* Normalmente, necessita de módulos à parte para atender uma determinada área, que muitas vezes ultrapassam o valor do próprio sistema.
Facilidade de Uso
* Possui funções extremamente intuitivas.
* Procura orientar o usuário através de blocos de funções com as mesmas características.
* Possui UNDO ilimitado e possibilita correções de qualquer comando armazenável.
* A variedade de funções são pouco intuitivas, mistura comandos de Civil, Mecânica, Elétrica, etc. Necessita de um longo tempo de aprendizado.
Linguagem
De
Programação
e
Desenhos Paramétricos
* Os próprios comandos definem uma linguagem gráfica interativa. Opera com variáveis numéricas e alfanuméricas. Permite condições lógicas e associação com tabelas e a construção de desenhos complexos com extrema facilidade. Mantém a parametrização entre os modelos 2D e 3D.
* Para realizar construções especiais o usuário deve ser exaustivamente treinado para dominar a sua linguagem externa de programação Permite a construção de desenhos paramétricos simples, porém com tempo enorme de desenvolvimento.
Geração
De Peças
* As variáveis podem ser individualmente indicadas ou lidas através de arquivos (tabelas) externos, evitando entradas manuais incorreta de dados. Possibilita a criação de famílias de peças.
* Os desenhos lidos das bibliotecas são apenas símbolos
* Não é possível a criação de família de peças.
Geração
De Lista
De Materiais
* Gera Lista de Materiais graficamente ou para um arquivo. Mantém o Link (ligação) entre o arquivo e desenho. Sendo automaticamente atualizada quando esse arquivo é modificado por um banco de dados, planilha, etc..
* As listas não são paramétricas e não possuem link externo automático.
Simulação de
Movimento e Teste de colisão
* Possui funções e caixas de diálogo incorporadas ao sistema (Built In) que possibilitam a criação de simulação de movimento complexas e em tempo real.
* Necessita de aplicativos especiais.
Armazenamento de Desenhos
* Extremamente compactos. Chega a necessitar de até 30 vezes menos espaço de armazenagem quando comparado a sistemas convencionais.
* Arquivos de grandes dimensões.
Dimensionamento
* Posicionamento da cota via Drag. As cota e textos são associativas e paramétricas. As especificações das cotas/textos podem ser modificadas em agrupamentos, mesmo para aquelas já construídas, permitindo grande facilidade de modificação de projeto.
* Permite dimensionamento convencional pouco interativo.
Link CAD/CAM
* Permite link CAD/CAM direto com os principais produtos do mercado.
* Não permite link direto.
 
[Página Inicial]
© 2005 UniOPEN Software Ltda - Todos os direitos reservados
Última atualização: 20 outubro 2005 08:51:26